MUSICALIDADE
O Concelho de Idanha-a-Nova apresenta como um dos pontos fortes o seu movimento associativo e o trabalho que este movimento desenvolve na preservação dos usos, costumes e tradições.
​
Acreditamos cada vez mais que a cultura de um povo é capaz de determinar o seu destino, a sua intervenção social e a sua educação cívica.
​
Sabemos que a sua produção artística, a diversidade da sua expressão simbólica, as suas relações sociais e o seu imaginário são capazes de frutificar utopias e ampliar as possibilidades de atuação política da nossa sociedade.
​
Tudo isto amplia a sua capacidade de intervir e transformar a sua realidade social, contribuindo para a construção de um Concelho, de uma Região ou de um País mais Humano e mais feliz.
​
Em particular, a cultura do Concelho de Idanha-a-Nova, é pulsante, criativa e forte, e por esse motivo queremos garantir, acima de tudo, que não desapareça!
De entre vários pontos de referência queremos continuar a “mostrar” o nosso Concelho, a nossa Região, reconhecendo e reverenciando que a Cultura de um povo é capaz de assumir a sua história e construir no presente, o futuro desejado.
​
Além disso, queremos garantir a expressão da pluralidade, trazendo os atores de baixo para cima, na construção de uma memória presente, através das novas possibilidades de difusão e acesso à cultura.
​
É preciso reconhecer a nossa latente criatividade e afirmar que nós, atores sociais, produzimos cultura e, portanto, fazemos a nossa história.