top of page

/cordas

música antiga e do mundo

música antiga e do mundo

Viola da Gamba é um cordofone tocado com arco e geralmente dotado de sete (viola francesa) ou seis cordas (viola inglesa, normalmente usada para estudo) afinadas por sucessão de duas quartas. Desenvolvida no século XV, foi usada principalmente durante o período Renascentista e o Barroco. A família da viola da gamba descende da vihuela, da família dos alaúdes.

​

+ info

Viola da Gamba

Alaúde

O Alaúde é um instrumento da família dos cordofones. Este instrumento é de corda palhetada ou dedilhada, com braço trastejado e com a sua característica caixa em forma de meia pêra ou gota. A origem das palavras alaúde e oud possivelmente remontam da palavra árabe al'ud, "a madeira". 

​

+ info

Tiorba

Uma Tiorba é um instrumento de cordas criado na Itália no final do século XVI. O nome Tiorba, refere-se a uma variedade de instrumentos similares ao alaúde, de braço longo, com uma caixa de tarrachas, como o alaúde italiano liuto attiorbato, o francês théorbe des pièces, o britânico theorbo, o arquialaúde, o alaúde barroco alemão, o angélico ou angélica.

​

+ info

Balalaica

A Balalaica é um instrumento típico russo de três cordas dedilhadas, com um corpo triangular (nos séculos XVIII e XIX também oval) levemente curvado e feito de madeira. A Balalaica é um dos instrumentos que são símbolos da música russa. A família da Balalaica inclui cinco instrumentos.

​

+ info

Yueqin

O Yueqin é um instrumento de cordas tradicionais chinesas. Tem corpo de madeira redondo, oco que lhe dá o apelido de guitarra de lua e um braço curto com quatro cordas. É um instrumento importante na orquestra de Pequim. De acordo com a tradição, o instrumento foi inventado na China durante a dinastia Jin do século III ao século V.

 

+ info

Cítara

A Cítara é um instrumento de cordas, usado sobretudo na música folclórica, mais comummente em países de língua alemã nos Alpes e na Europa do Leste. O instrumento consiste numa série de cordas esticadas dentro ou sobre uma caixa-de-ressonância. Desconfia-se que o nome Cítara deriva de um instrumento da Grécia antiga chamada Kithara.

​

+ info

Lira

A Lira é um instrumento de cordas conhecido pela sua vasta utilização durante a antiguidade. O género de instrumento a que pertence a Lira terá tido o seu alvorecer na Ásia, inferindo-se que terá entrado na Grécia através da Trácia ou da Lídia. Os primeiros intérpretes, a quem se reconhecem melhoramentos no instrumento eram das colónias da Iónia, da Eólia ou da costa adjacente ao império Lídio.

​

+ info

Koto

O Koto é um instrumento musical de cordas dedilhadas, composto de uma caixa-de-ressonância com diversas cordas, semelhante a uma grande Cítara. Atualmente é o mais popular de entre os instrumentos musicais tradicionais japoneses, tanto quanto o Piano ou o Violino. Meninas em idade escolar aprendem o Koto.

​

+ info

bottom of page