/música
do mundo
música do mundo
Flauta Bisel
A Flauta de Bisel é um instrumento de sopro de origem medieval, de palheta fixa, com furos tapados diretamente com os dedos, muito utilizado hoje em musicalização. A origem deste instrumento está nos antigos instrumentos folclóricos que ainda podem ser encontrados em diversas partes da Europa, como o czakan, da Hungria ou a flauta dupla da antiga Jugoslávia.
Flauta de Pã
A Flauta de Pã é um instrumento musical, e o nome genérico dado a instrumentos musicais constituídos por um conjunto de tubos fechados numa extremidade, ligados uns aos outros em feixe ou lado a lado. Os tubos são graduados e de diferentes tamanhos, não tem bocal e são soprados com os lábios tangenciando as extremidades superiores.
Dizi
A Dizi é um instrumento musical de grande importância, usado não só na música folk e em óperas e orquestras chinesas, mas também na música popular exportada para o Ocidente. Tradicionalmente, também tem sido um instrumento popular entre as classes chinesas menos favorecidas devido à facilidade da sua construção e seu transporte, e seu belo som.
Harmónica
Harmónica é um instrumento musical de sopro cujos sons são produzidos por um conjunto de palhetas livres. Possui na sua embocadura um conjunto de furos por onde o instrumentista sopra ou suga o ar. Devido ao seu pequeno tamanho, não possui caixa-de-ressonância.
Serpentão
Serpentão é um instrumento de sopro de registo grave, descendente do corneto e um ancestral distante da tuba. Possui bocal de metal e orifícios semelhantes aos das madeiras. É constituído de um longo tubo sinuoso em forma de serpente, de onde vem o seu nome. O instrumento é recoberto de couro marrom escuro ou preto.
Sheng
O Sheng é um instrumento musical chinês que consiste em tubos verticais. Tem sido utilizado nas obras de alguns compositores não chineses como, Lou Harrison e Risher Tim. Alguns acreditam que Johann Wildeepere Amiot viajou para a China e trouxe os primeiros Shengs para a Europa em 1740 e 1777, respetivamente, embora haja evidências de que instrumentos de palheta livre musical semelhante ao Sheng eram conhecidos na Europa um século antes.
Erhu
Erhu é um instrumento musical originário da China. Dotado de duas cordas, é tocado com um arco que, preferencialmente, deve ser feito de crina de cavalo, tal como os arcos de violinos, embora também haja arcos feitos de material sintético. É também chamado de violino chinês, embora tenha aparecido muito tempo antes do Violino. É dos instrumentos mais conhecidos na China.
por aqui...
Zamburra
Zamburra é um instrumento musical que pode ser integrado na categoria dos membranofones, pois é feito a partir da pele de animais. É composto, na maioria das vezes, por uma vasilha, geralmente de barro, medianamente bojuda, com a boca revestida de pele, de onde parte uma haste fina de pau ou cana e que ao friccionar-se entre o indicador e o polegar produz um som grave e fundo, quase um ronco, tenebroso ou divertido.
Adufe
O Adufe é um instrumento musical português. É um membranofone quadrangular. No seu interior são colocadas sementes ou pequenas soalhas a fim de enriquecer a sonoridade. O adufe é segurado pelos polegares de ambas as mãos e pelo indicador da mão direita, deixando deste modo os outros dedos livres para percutir o instrumento.
Cântaro
O Cântaro com abano é um instrumento musical popular em algumas regiões de Portugal. É um instrumento em que o músico bate com o abano na bilha e produz um som grave, como que substituindo o som e a função do bombo, marcando o ritmo da música.
Viola Beiroa
A Viola Beiroa é um cordofone beliscado, com caixa em forma de "8", 5 ordens de cordas duplas e duas requintas. As Violas Portuguesas (de que faz parte a Beiroa) desenvolveram-se a partir da Vihuela Ibérica. A Viola Beiroa, também designada de Bandurra, é típica da região da Beira Baixa.
Palheta
Instrumento de sopro com palheta dupla. O último construtor e tocador conhecido (José dos Reis) residia em Monsanto da Beira. Palheta tipo de “dulçaina“ é composta por tubo sonoro de formato cilindriforme rematando em campânula, em madeira de nogueira, torneada, de cor castanha escura, com cinco orifícios melódicos, todos colocados na face superior.