/dizi
Dizi
A Dizi (chinês: 笛子; Alfabeto Latino: ti - tzŭ; pinyin: dízi) é uma flauta transversal chinesa construída a partir de cana de bambu. Às vezes, também é conhecido como di (笛, ti) ou hengdi (橫笛, hêng-ti) e tem algumas variantes, como qudi (曲笛, ch'ü-ti) e bangdi (梆笛, pang-ti).
Todos estes nomes têm múltiplas representações ortográficas, dependendo do sistema usado para traduzir os nomes chineses, embora dizi seja o nome mais comum (e forma escrita) com o qual esta flauta é conhecida no Ocidente.
Embora a cana da planta de bambu seja o material mais comum para a fabricação da dizi, é possível encontrar exemplos deste instrumento feitos com outros tipos de madeira e até mesmo com pedras. Os dizi feitos com jade (ou yudi / yü-ti, 玉笛) são muito apreciados por colecionadores interessados na beleza quase mágica deste material e pelos intérpretes profissionais que procuram um instrumento com um aspeto que melhora a qualidade das suas interpretações. No entanto, o jade, como o metal, não é o material mais adequado para fazer a dizi porque não tem um tom tão ressonante quanto o de bambu.
A Dizi é um instrumento musical de grande importância, usado não só na música folk e em óperas e orquestras chinesas, mas também na música popular exportada para o Ocidente. Tradicionalmente, também tem sido um instrumento popular entre as classes chinesas menos favorecidas devido à facilidade da sua construção e seu transporte, e seu belo som.
A Dizi não é a única flauta de bambu na China, embora seja certamente a mais distintiva neste país. Outros instrumentos de sopro chineses feitos de bambu são a flauta xiao, o guanzi, o koudi e o bawu.