top of page

/a música

conceitos gerais 

Elementos da Música

Utilizando uma definição mais operacional para quem quer aprender a ler uma partitura, diria que “a música é o som no tempo”. De facto, os dois parâmetros que usaremos para construir uma música e estudar a sua teoria são os elementos de natureza sonora e os de natureza rítmica que, juntos, irão moldar o objeto música.

À sucessão de sons musicais, um após outro, chamamos melodia, enquanto aos sons dados simultaneamente chamamos harmonia (“execução de sons ouvidos ao mesmo tempo, de acordo com as leis que regem os agrupamentos sonoros”). O ritmo é o movimento de sons regulados por sua maior ou menor duração, a própria sucessão dos sons no tempo. Por isso, costuma dizer-se que a música é formada por melodia, harmonia e ritmo.

Imaginemos que a primeira manifestação de ritmo seja um golpe sonoro dado com regularidade:

ta ta ta ta ta ta ta ta ta ta ta ta

Sobre esta base acrescentam-se sons, formando a melodia, com o seu próprio ritmo, ou seja, como se porta em relação àquela batida regular-base.

o—— o —— o ——

ta ta ta ta ta ta ta ta ta ta ta

Se, ao mesmo tempo dessa melodia, surgem outros sons, a combinação destes dar-nos-á uma harmonia.

o—— o —— o ——

x—— x—— x———

z— z———— z——-

ta ta ta ta ta ta ta ta ta

De uma maneira resumida, é assim que se forma uma música.

Segundo maestros conceituados, para exprimirmos profundamente qualquer sentimento, ou descrever por meio da música qualquer quadro da natureza, torna-se imprescindível a participação em comum de três elementos: melodia, harmonia e ritmo. O elemento mais associado à palavra música é a melodia.

Aliás, se falarmos em modo usual, ela é a própria música, é o discurso musical em si. A harmonia é a formadora do sentido, da moldura.

A mesma melodia aparenta-se de feição e carácter diferente, de acordo com cada harmonia a ela aplicada. O ritmo é algo mais ligado à melodia.

Quando falamos de ritmo, devemos diferenciar o ritmo próprio do discurso musical (o som no tempo, o ritmo da melodia) e o ritmo-base, ou acompanhamento, geralmente associado a instrumentos de percussão cujas batidas definem o “ritmo” de marcha, bolero, rock, etc.

bottom of page