/fliscorne

Fliscorne
O fliscorne (do inglês flugelhorn, em alemão Flügelhorn) é um instrumento de sopro do grupo dos metais da família dos trompetes, porém tendo uma campânula (em inglês, bell) consideravelmente mais longa, ampla e aberta do que a do trompete, que possui um trecho cilíndrico comparativamente maior.
​
A origem do nome Flügelhorn vem do alemão flügel (asa; ala) e horn (chifre; corne; trompa). O instrumento foi originalmente concebido nos meios militares, para comandar as alas da infantaria e da cavalaria, de maneira análoga a uma corneta. Ao princípio, era recurvado em forma de meia-lua e mais tarde tornou-se enrolado de maneira semelhante ao trompete mas com tubo cónico. Como instrumento antigo de chaves, mais tarde substituídas por pistões.
O mesmo instrumento com outra definição
O fliscorne é um instrumento musical com um timbre diferenciado, mais suave, com afinação em Si bemol, fabricado com tubo de diâmetro interno (geralmente em torno de 0.460") próximo ao do trompete. A sua campânula é mais larga, que gera uma sonoridade mais aveludada e introspetiva, porém dotada de menos projeção de som; também apresentando uma volta do tubo mais espaçosa.
No jazz, vários artistas do trompete alternativamente dedicam-se a este instrumento musical. Alguns dos mais conhecidos são Freddie Hubbard, Clark Terry e Shorty Rogers. O trompetista que usou largamente o fliscorne com muito êxito foi Chet Baker: seu disco Baker's Holiday foi gravado com fliscorne.
O artista Chuck Mangione sempre foi um adepto do Flugelhorn em Si bemol. Possuindo uma grande discografia em discos. Sendo o seu primeiro sucesso "Feels So Good" na década de 80.