/gongo
Gongo
O gongo é um instrumento musical, mais precisamente um idiofone metálico percutido. É uma chapa de metal, geralmente em formato circular, com as extremidades voltadas para dentro. Fabricado geralmente em bronze, latão, em ligas de cobre e estanho, ou outras ligas, mas os gongos produzidos na Índia ou os produzidos em África podem ser feitos de outros materiais. O seu diâmetro varia de 10 a 70 cm. Possui uma protuberância saliente no centro, a campânula (ao contrário do tam-tam). Devido a essa campânula, é possível a perceção de uma nota fundamental, que faz com que o gongo não seja inteiramente um instrumento de altura indefinida. A sua extensão vai de dó1 a dó5 ou sol5.
Ele é tocado através de uma baqueta de metal com a extremidade macia coberta a feltro ou couro. O som pode ser uma batida isolada ou o efeito de rufo. É usado para produzir efeitos especiais na orquestra. O gongo encontra-se suspenso em armação própria, por duas cordas, pelo seu bordo revirado.
A origem do gongo é incerta. A palavra gong é de origem japonesa, mas existem indícios de existência de gongos no sudeste da China desde o século VI. O gongo foi introduzido nas orquestras ocidentais em meados do século XIX, mas nesse contexto ele é frequentemente chamado de tantã (o que cria confusão com o tantã). Na orquestra ocidental, o gongo geralmente vem sozinho, mas nas orquestras de gamelão da Indonésia é frequente aparecerem conjuntos de gongos dispostos cromaticamente.