Filarmónica Idanhense
fundada em 1888 . instituição de utilidade pública
unidades funcionais
universidade sénior
A Universidade Sénior está inserida na Academia de Cultura e Cooperação e é um projeto de apoio ao envelhecimento ativo, com base na educação não formal para pessoas com mais de 50 anos, onde a aprendizagem é realizada valorizando a experiência de vida adquirida e feita em pleno contacto com a realidade atual.
A Universidade Sénior funciona de segunda a sexta, lecionando mais de 120 horas semanais nas áreas da música, da cultura geral e do lazer.
Com mais de 500 alunos inscritos, funciona em todo o concelho de Idanha-a-Nova.
A Universidade Sénior é dirigida, desde a sua fundação em 2015, por Carla Costa.
academia de artes catarina chitas
A Academia de Artes está inserida na Academia de Cultura e Cooperação e é um projeto de ensino artístico participado e gratuito, descentralizado, com base na educação não formal para pessoas dos 0 aos 100 anos, onde a aprendizagem dos conceitos artísticos é feito em pleno contacto com a realidade artística.
A Academia de Artes funciona de segunda a sexta, lecionando mais de aulas semanais na área da música.
Os principais pilares da Academia de Artes incidem na aprendizagem pelo saber-fazer, pelo conhecimento geral dos conceitos artísticos e mais importante, pelo contacto direto com a realidade artística, sempre de forma participada, onde os alunos em conjunto com os professores criam o caminho que melhor se adapta ao seu desenvolvimento.
A gestão funcional e pedagógica da Academia de Artes está a cargo, desde a sua fundação em 2015, de Pedro Reis.
centro de recursos da memória e da música
O Centro de Recursos da Memória e da Música é a unidade funcional da Filarmónica Idanhense dedicada à investigação.
Neste Centro, é conjugada, depois de devidamente tratada, toda a pesquisa musical e histórica efetuada pela Filarmónica Idanhense em todo o Concelho de Idanha-a-Nova.
É uma ferramenta disponibilizada gratuitamente a músicos, grupos culturais locais, estudantes, investigadores e população em geral, sendo gerido, desde a sua fundação em 2009, por João Filipe Abrantes.
oficina da música tradicional
A Oficina da Música Tradicional dedica-se ao estudo, construção e formação de construtores de instrumentos tradicionais do território de Idanha-a-Nova. Foi criada em 2016 e é gerida por João Filipe Abrantes.