/cordas
clássico
clássico
O violino é um instrumento de cordas friccionadas. É o menor e mais agudo dos instrumentos da sua família. Possui quatro cordas. O timbre do violino é agudo, brilhante e estridente, mas dependendo do encordoamento utilizado e da forma que é tocado, podem-se produzir timbres mais aveludados.
Violino
Viola (Viola de Arco)
A viola (também chamada de viola de arco) é um instrumento de cordas friccionadas, assemelhando-se visualmente ao violino.
No entanto, possui um som mais encorpado, doce, menos estridente e mais grave, sendo o seu registo intermédio entre o violino e o violoncelo.
​
Violoncelo
O violoncelo é um instrumento de cordas friccionadas. Tocado geralmente com arco, na posição vertical colocado entre as pernas, possui quatro cordas. Pertence à sub-família dos violinos, que engloba os instrumentos orquestrais de quatro cordas. Uma das primeiras citações sobre o violoncelo foi uma coleção de sonatas italinas datada de 1665.
​
Contrabaixo
O contrabaixo é um cordofone, instrumento de cordas friccionadas por um arco, também tocado em pizzicato, com os dedos. De entre os instrumentos da família das cordas na orquestra é o registo mais grave e também o de maior tamanho. Usado em grandes orquestras em famílias de até 12 instrumentos e usado sozinho na música de câmara, jazz e música popular.
Harpa
A harpa, juntamente com a flauta, é um dos instrumentos mais antigos. Terá origem nos arcos de caça que faziam barulho ao roçarem na corda. Ela é sempre triangular, lembrando um arco de caça. A harpa é constituída pela caixa-de-ressonância, coluna, pescoço (s), cordas e por vezes pedais ou levers (chaves/alavancas de semitom).
​
Piano
Piano é um instrumento de cordas percutidas, pois o seu som é produzido por peças feitas em madeira e cobertas por um material (geralmente feltro) macio e designados martelos, e sendo ativados através de um teclado, tocam nas cordas esticadas e presas numa estrutura rígida de madeira ou metal. As cordas vibram e produzem o som.