top of page

/sopros

madeiras

madeiras

Flautim

O Flautim é um instrumento da família da flauta. Este instrumento foi introduzido na orquestra no século XIX, sendo usado na música erudita moderna. Produz o som mais agudo da orquestra. É um instrumento de execução difícil, já que a dimensão pequena do seu tubo exige uma embocadura e um sopro precisos.

​

+ info

Flauta

A Flauta é instrumento de sopro feito de diversos tipos de madeiras ou metal com formato de um tubo oco com orifícios. É um aerofone. Bastante antigo, a execução de tal instrumento consiste no ato de soprar o interior do tubo ao mesmo tempo em que se tapam e/ou destapam os orifícios com os dedos. A pessoa que toca Flauta é chamada de flautista.

​

+ info

Oboé

O Oboé é um instrumento de sopro. Tem um corpo em formato cónico, é normalmente em madeira, mas pode ser também de resina, compósitos e plástico. A palheta dupla é feita com uma cana especial, dobrada em dois e um pequeno tubo de metal colocado entre os dois lados da tira dobrada, a qual é então passada em volta do tubo e firmemente amarrada a ele.

 

+ info

Corne Inglês

O Corne Inglês é um instrumento de sopro de palheta dupla, da família do Oboé. Sendo um instrumento mais grave, também é maior do que o Oboé. A palheta dupla utilizada no Corne Inglês é muito semelhante à do Oboé, mas não é inserida diretamente no instrumento, mas sim, em um bocal. A técnica de execução é a mesma do Oboé.

​

+ info

Clarinete

O Clarinete é um instrumento de sopro constituído por um tubo cilíndrico, geralmente de madeira (há modelos de outros materiais), com uma boquilha cónica de palheta simples e chaves (hastes metálicas). Possui quatro registos: grave (Chalumeau), médio, agudo e super-agudo. Quem toca o Clarinete é chamado de clarinetista.

​

+ info

Clarinete Baixo

O Clarinete Baixo é um instrumento de sopro, um aerofone da família dos Clarinetes. Pelo seu peso e tamanho, possui tudel e a campânula curva (como o Saxofone Alto) e um espigão para apoiar o instrumento no solo. Soa uma oitava abaixo do Clarinete com a mesma afinação. É um instrumento de palheta simples mas tanto a boquilha quanto a palheta são maiores.

​

+ info

Saxofone Soprano

O saxofone soprano é um instrumento transpositor, com afinação em Si Bemol (Bb). Na família dos saxofones, é o segundo na lista que vai dos mais agudos aos mais graves (existe o ainda mais agudo saxofone sopranino). Pode ser encontrado nas versões reta (mais tradicional) e curva, sendo que a extensão para ambos é a mesma, variando apenas o timbre levemente.

​

+ info

Saxofone Alto

O Saxofone Alto, também conhecido popularmente como Sax Alto, é um instrumento de sopro patenteado em 1846 pelo belga Adolphe Sax, um respeitado fabricante de instrumentos que viveu na França no século XIX. É um instrumento transpositor, ou seja, a nota escrita não é a mesma nora que ouvimos (som real ou nota de efeito). O Sax Alto é adinado em Mib.

​

+ info

Fagote

O Fagote é um instrumento da família dos sopros. A palavra Fagote deriva do italiano Fagotto. É constituído por um longo tubo cónico de madeira de cerca de 2,5 metros, dobrado sobre si mesmo. A palheta dupla é fixada em um tudel de cobre, ou bocal. Apareceu com a sua forma atual no século XVIII. O Fagote é o mais grave instrumento de madeira da família dos sopros.

​

+ info

Contrafagote

O Contrafagote é um instrumento de sopro de palheta dupla, considerado como variante do Fagote. Toca uma oitava abaixo do Fagote e pesa cerca de 10kg. É um dos instrumentos de som mais grave da orquestra. Tem um tubo de mais de 5,90m de comprimento, dobrado três vezes sobre si mesmo, e altura de 1,60 m.

​

+ info

Acordeão

O acordeão é um aerofone de origem alemã, composto por um fole, palhetas livres e duas caixas harmónicas de madeira. "Acordeão" e a corruptela "acordeom" vêm do alemão "akkordium", pelo francês "accordéon". No que toca ao lado direito do acordeão, um acordeão cromático pode ter botões ou teclado.

​

+ info

Acordeão Diatónico

O Acordeão Diatónico é um instrumento musical similar ao Acordeão, mais pequeno e que possui sempre botões e nunca teclas. Também é conhecido por concertina. É um instrumento de difícil execução e que esteve em risco de extinção pela falta de artistas que o utilizassem.

 

+ info

bottom of page