top of page

/cordas

popular

popular . tradicional . rock

A guitarra clássica (a que erradamente chamamos de viola) é uma guitarra acústica com cordas de nylon ou aço, concebida inicialmente para a interpretação de peças de música erudita. O corpo é oco e chato, em forma de oito, e feito de várias madeiras diferentes. O braço possui trastes que a tornam um instrumento temperado. As versões mais comuns possuem seis cordas de nylon.

 

+ info

Guitarra Clássica

Guitarra Elétrica

A guitarra elétrica é um instrumento pertencente à família das cordas, cujo som é sempre amplificado eletronicamente. É um Instrumento de cordas, ou seja, o som é produzido manualmente pela vibração das cordas como na guitarra clássica, porém é transformado em sinal elétrico devido a ação de captadores magnéticos.

 

+ info

Baixo Acústico

Baixo acústico é um baixo que usa apenas métodos acústicos para projetar o som produzido pelas suas cordas, ao contrário do baixo elétrico. O baixo é um dos raros casos de instrumentos musicais cuja versão eletrificada surgiu antes da acústica. Enquanto o elétrico surgiu em 1951, o acústico apenas surge em 1972.

 

+ info

Baixo Elétrico

Baixo elétrico é um instrumento de cordas. É utilizado por diversos géneros musicais modernos.

É similar a uma guitarra elétrica, mas com corpo maior, braço mais longo e escala mais extensa. Deve ser ligado a um amplificador específico, uma vez que o seu som sem amplificação é muito baixo devido ao seu corpo sólido.

​

+ info

Bandolim

Bandolim é um instrumento da família dos cordofones. O bandolim possui cordoamento duplo, possuindo assim quatro pares de cordas, afinadas da mesma forma que o violino: Sol, Ré, Lá, Mi.

O bandolim tem forma de pêra, podendo ter as costas abauladas ou retas. As origens do bandolim remontam à Itália do século XVI, e ligam-no ao alaúde.

​

+ info

Banjo

O banjo é um instrumento de cordas da família do alaúde. Consta de uma armação circular, atualmente produzida em PVC, um braço longo e fino, com trastes e cordas metálicas ou de tripa retorcida. Baseado em vários instrumentos africanos, foi desenvolvido no México pelos escravos e adotado por grupos ambulantes de músicos brancos, no século XIX.

​

+ info

bottom of page